LITERATURA INFANTIL


A origem da clássica história de Dona Baratinha é incerta. O registro mais antigo é de 1872, intitulado “Histórias da Carochinha”.

A solução para o desfecho da Dona Baratinha de Figueiredo Pimentel é que a personagem decide que nunca mais vai se casar. Já em Ana Maria Machado, Dona Baratinha decide aproveitar a vida:

- Coitado do ratinho! Mas para mim foi uma sorte. Não podia dar certo um casamento com um noivo que gosta mais de feijão do que de mim. Melhor eu ficar sozinha e gastar meu dinheiro para me divertir. E assim fez (MACHADO, 1996, p. 57).

De acordo com a obra de Ana Maria Machado, é correto afirmar:

 

I. Na história, a moeda que encontrara reavivou uma ideia esquecida por certo tempo, pois assim, aquele dinheiro servir-lhe-ia de trunfo para convencer os seus pretendentes a casar-se com ela.

II. O texto também possui símbolos camuflados, como a própria baratinha, representa a feminilidade, a fragilidade da mulher; a moeda representa o dote que a noiva paga ao seu pretendente.

III. Na História de Ana Maria Machado temos uma desvalorização da personagem que, recriada segunda a imagem da mulher moderna dos anos 90, acaba aos olhos do leitor sendo vista como uma mulher fria e calculista.

 

São corretas as afirmativas:


III apenas.


I e III apenas.


I, II e III.


II apenas.


I e II apenas.

A reflexão acerca da literatura infantil mobiliza informações sobre a criança. Essa é circundada por um universo pautado na educação, que lhe é garantida por lei, amparada pela família, escola e sociedade em geral. Entretanto, nem sempre foi assim, essa visão veio consolidar-se somente no século XX tornando-se uma categoria social revestida de importância.

De acordo com o Panorama geral da Literatura Infantil, avalie as afirmações a seguir:

I. Para Philippe Ariès (1981), a infância, e por extensão a adolescência, é entendida como uma criação da era moderna, resultante das modificações na estrutura da sociedade.

II. O cenário e as condições em que a criança se desenvolvia aponta que, ao fim da Idade Média, não se respeitava essa fase tão importante para a formação social.

III. Nos séculos XVI e XVII, nota-se a crescente valorização dos membros centrais da família e, esse sentimento concorre fortemente para uma maior valorização da criança.

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


I e III apenas.


II, apenas.


I e II apenas.


III, apenas.

Leia o poema a seguir:

 

LAZER

 

Existe um lugar onde termina o mundo e começa a fantasia. Rei ou rainha, pirata ou bailarina, com um pé no chão e outro no céu. É assim que se entra nessa terra.

Todas as crianças têm o direito de viajar para o país encantado que a sua fantasia fabricar.

Teatro, literatura, jogos, brincadeiras, circo, lazer.

Criança precisa deste espaço mágico para poder viver. É como se aí, nessa terra do tudo e do nada, o ar fosse mais leve e ela pudesse então se preparar para a vida.

Todas as crianças precisam de lazer. Criança não pode trabalhar de sol a sol, na rua. Criança tem que viver no mundo da lua.

Assim como a educação, o lazer é direito de toda criança.

 

(Roseana Murray, Criança é coisa séria.

Memórias Futuras/Amais Editora)

A partir de uma relação entre o poema de Roseana Murray e   as práticas de leitura, avalie as afirmativas abaixo:

 

I. A criança que ainda não sabe ler convencionalmente pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um texto já é uma forma de leitura.

II. As poesias, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas.

III. Comunicar práticas de leitura permite colocar as crianças no papel de “leitoras”, que podem relacionar a linguagem com os textos, os gêneros e os portadores sobre os quais eles se apresentam: livros, bilhetes, revistas, cartas, jornais etc.

 

 

São corretas as afirmativas:


I e II apenas.


I, II e III.


II e III apenas.


II apenas.


III apenas.

São vários os autores que se destacam com publicações infantis que atendem ao público: Pré-leitor, dentre eles, para exemplificar, sugerimos o livro “Assim Assado” (Moderna), de Eva Furnari:

Disponível em: http://www.letrinhaspraler.com.br/2016/07/assim-assado-eva-furnari.html  Acesso em 24 de jul.  2020.

Uma das características desta obra é o paralelismo com que os textos são construídos, juntamente com as rimas, cria um jogo verbal que envolve gostosamente o leitor num fio ao mesmo tempo conhecido na estrutura e novo no conteúdo.

 

Em relação às características da obra, é correto afirmar:

 

I. Ela é indicada, conforme a editora, para o leitor iniciante, ou seja, aquele que está na primeira ou segunda série do ensino fundamental.

II. A partir de sua capa, em que risonhas crianças viajam em tapete mágico ou prancha de faz de conta, Assim assado é um livro muito engraçado.

III. Todas as histórias têm uma organização binária: apresentação e nomeação da personagem seguida de uma ação atrapalhada e sua consequência.

 

 

São corretas as afirmativas:

 


II e III apenas.


I e II apenas.


III apenas.


II apenas.


I, II e III.

A origem da clássica história de Dona Baratinha é incerta. O registro mais antigo é de 1872, intitulado “Histórias da Carochinha”.

 

A solução para o desfecho da Dona Baratinha de Figueiredo Pimentel é que a personagem decide que nunca mais vai se casar. Já em Ana Maria Machado, Dona Baratinha decide aproveitar a vida:

 

- Coitado do ratinho! Mas para mim foi uma sorte. Não podia dar certo um casamento com um noivo que gosta mais de feijão do que de mim. Melhor eu ficar sozinha e gastar meu dinheiro para me divertir. E assim fez (MACHADO, 1996, p. 57).

 

De acordo com a obra de Ana Maria Machado, é correto afirmar:

 

 

I. Na História de Ana Maria Machado temos uma desvalorização da personagem que, recriada segunda a imagem da mulher moderna dos anos 90, acaba aos olhos do leitor sendo vista como uma mulher fria e calculista.

 

II. Na história, a moeda que encontrara reavivou uma ideia esquecida por certo tempo, pois assim, aquele dinheiro servir-lhe-ia de trunfo para convencer os seus pretendentes a casar-se com ela.

 

III. Na história, também há símbolos camuflados, como a própria baratinha, que representa a feminilidade, a fragilidade da mulher; a moeda representa o dote que a noiva paga ao seu pretendente.

 

 

 

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


Todas as afirmativas estão corretas.


I  apenas.


I e II apenas.


I e III  apenas.


II e III apenas.

Leia atentamente esta versão poética de José Paulo Paes:

Sem barra

The Ant and the Grasshopper – by Jr Casas

 

Enquanto a formiga
Carrega a comida
Para o formigueiro,
A cigarra canta,
Canta o dia inteiro.

A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.

Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga.

– José Paulo Paes, em “Poemas para brincar”. São Paulo: Ática, 1989.

 

 

Analise as afirmativas abaixo:

 

I. Este poema  faz referência a uma fábula muito conhecida, “A Cigarra e a Formiga”.

 

II. O autor reescreveu a fábula a seu modo, criando um novo jeito de contar.

 

III. O poeta não optou pelo jeito tradicional (em forma de prosa), mas por uma outra maneira (em forma de poesia).

 

IV. No poema de José Paulo Paes, o canto da cigarra completa o trabalho da formiga.

 

São CORRETAS as afirmativas:


Todas as afirmativas estão corretas.

 


I e II apenas.


II e IV  apenas.


III e IV, apenas.


I e III apenas.

Para responder esta questão, leia a afirmativa com atenção e complete o que se pede. Os _________________ eram mestres que geralmente habitavam na mesma residência que seus aprendizes, participando da vida doméstica e sendo responsáveis pela instrução geral do aluno a ele confiado. (BITTAR & FERREIRA JÚNIOR, 2002 apud BELLOCCHIO, 2019). A palavra que completa corretamente a afirmativa é:


padres


discípulos


preceptores


mentores


pedagogos

Observe a tela a seguir:

 

AMARAL, Tarsila. A Cuca. 1924. Óleo sobre a tela, 73 cm x 100 cm. Col. Museu de Grenoble (França).

Fonte: "Sítio: Tarsila do Amaral. História das obras". Disponível em:

<https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-cuca-tarsila-do-amaral/ >.

Acesso em: 08 de fev. 2022.

 

A partir de uma relação entre a tela de Tarsila e   o desenvolvimento da oralidade infantil, avalie as afirmativas:

 

I. A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.

II. Além da conversa constante, o canto, a música e a escuta de histórias também propiciam o desenvolvimento da oralidade.

III. A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta, em situações que permitem a atenção e a escuta das crianças, fornece às crianças um repertório rico em oralidade.

IV. Uma das formas de ampliar o universo discursivo das crianças é propiciar situações organizadas como as rodas de conversa  e a contação de histórias.

 

Marque a opção correta:


II, III, IV


I, II, III, IV


I, III, IV


I, II, III


I, II, IV

Para responder esta questão, leia a afirmativa com atenção e complete o que se pede.

______________________ (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil, que se destaca pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas histórias são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

 

 

A palavra/expressão que completa corretamente a afirmativa é:


Ana Maria Machado


Ruth Rocha 


Lygia Bojunga


Monteiro Lobato


Ziraldo

Leia o trecho a seguir:

 

“Lelê não gosta do que Vê.

 __ De onde vêm tantos cachinhos? Pergunta, sem saber o que fazer.

Joga pra lá,

Puxa pra cá.

Jeito não dá,

Jeito não tem. ” (BELÉM, 2012, p.5)

(Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p9tNBbbMXPg . Acesso em: 07 fev. 2022.

 

De acordo com o livro “O Cabelo de Lelê”, da autora Valéria Belém,  avalie as afirmações a seguir:

 

I. Inicialmente, a personagem enfrenta dificuldades para aceitar o seu cabelo repleto de cachinhos e revela aos leitores sua tristeza por não saber lidar com eles

II. A obra foi fundamental no processo de auto aceitação da criança que, ao se sentir representada, percebeu a pluralidade entre as pessoas e alterou, assim, sua perspectiva do que é o belo.

III. A história da Lelê aciona a história dos povos africanos, que aciona a história de muitas outras crianças e, pelo lúdico, pela magia é possível discutir questões que afligem as relações entre as crianças.

 

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


I e III apenas.


II, apenas.


III, apenas.


I e II apenas.

Páginas: 123456789